IMPORTÂNCIA DO MICROCHIP EM SEU ANIMAL!

IMPORTÂNCIA DO MICROCHIP EM SEU ANIMAL!

506
0
COMPARTILHAR

Você sabe o que é microchip?

microchip é uma cápsula muito pequena parecido com um grão de arroz. Cada chip possui um código de barras individual com um número de identificação eletrônica do animal que é sempre composto por 15 dígitos numéricos.

Como é colocado? É inserido no pescoço do animal com uma seringa, igual uma injeção

O animal sente dor? Por ser subcutâneo, é o mesmo que tomar uma vacina, praticamente indolor.

Como sabemos se o animal é microchipado? No Brasil não existe um sistema único de identificação do animal sem passar um leitor de código, tornando dificultoso este trabalho !

Em Araraquara adotou-se uma marquinha de tinta que pode ser azul ou preta em uma das orelhas. Todo animal que tiver uma marquinha na orelha provavelmente é castrado e chipado.

Sem título

Como identificar o tutor de um animal chipado? Ao encontrar um animal perdido procure olhar a orelha para constatar se existe a marquinha de tinta. Se existir basta ligar nos telefones 3339-4441 (Centro de Triagem e Abrigamento Animal) ou 98188-8969 (SOS Melhor Amigo) que podem orientar como solicitar o leitor do microchip para a localização do cadastro dos tutores.

Por que chipar seu animal? Traz benefícios e segurança para o animal e seu tutor. 80% dos animais que perambulam pelas ruas estão perdidos e se todos fossem chipados, suas famílias seriam localizadas rapidamente. O tutor do animal passa a ter oficialmente responsabilidades sobre a guarda responsável.

É obrigatório a chipagem do meu animal? Sim. A Lei Complementar n. 827 Data: 10/02/2012 de Autoria da Prefeitura do Município de Araraquara

Assunto: Institui a política municipal de proteção aos animais, que inclui a guarda responsável por parte do cuidador ou do criador, a obrigatoriedade de identificação eletrônica (microchip) de todos os animais e disciplina as respectivas infrações  no Município de Araraquara e dá outras providências.

Vide: Lei Ordinária n. 4564 Lei Complementar n. 427, Lei Ordinária n. 6930, Decreto Municipal n. 9210.

Por dificuldade orçamentária não existe um trabalho efetivo em relação ao cumprimento desta lei.

Por esta razão o SOS Melhor Amigo verificando a importância da chipagem tem procurado realizar O Projeto “Pet Chipado, Pet Protegido” no qual uma parte é paga pela Associação e outra pelo interessado.

Qual o valor de para chipar um animal? Pode variar por volta de R$ 30,00.

IMPORTANTE: Além de chipar seu animal coloque uma coleira com plaquinha de identificação.

17741414_10207903004845264_2027753526_n

 

 

 

 


SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA